3 Dicas Para Comprar na Black Friday e Economizar de Verdade

A Black Friday é uma tradição que se iniciou nos Estados Unidos e vem ganhando mais e mais força ao redor do mundo a cada ano. Ela nada mais é do que um start para o frenesi que é o período de compras de Natal, um dos períodos mais aguardados do ano pelos comerciantes. Para aumentar consideravelmente as vendas são oferecidos descontos e vantagens de compra “irrecusáveis” fazendo assim com que as pessoas consumam, muitas vezes, de forma descontrolada.

Mas afinal de contas, é possível consumir de forma consciente durante a Black Friday?!


Antes de tudo é preciso entender que vivemos num mundo capitalista e os Estados Unidos são conhecidos exatamente por ser um país que incentiva o consumo exacerbado de bens de consumo, por isso mesmo, é o destino para compras de muitos brasileiros. Conectando isso ao fato de a Black Friday ser uma invenção americana, fica mais evidente que o objetivo é fazer você, consumidor, comprar loucamente, quase inconscientemente. Por isso, é preciso ter planejamento e controle financeiro para não cair na tentação durante esse dia.

Isso quer dizer que se você deseja manter o seu controle financeiro deve mudar para Marte no dia da Black Friday?! Não, não, nossa intenção com esse post não é te ajudar a ser radical e sim consciente, por isso, separamos algumas dicas de como você pode sobreviver a Black Friday de forma consciente sem destruir a sua conta bancária e ainda economizar sem remorsos.


1. Se planeje


Como já citamos anteriormente, a Black Friday é o dia que muitas empresas estão mais abertas a oferecer descontos e vantagens de compra mais generosas e por isso é perfeito para barganhar e economizar bastante. Mas para isso, é preciso se planejar. Como?! Faça uma lista das coisas que realmente está precisando no momento e pesquise dias antes os preços em diversas lojas para comparar preços e vantagens, assim, vai ficar mais fácil avaliar se a promoção será realmente vantajosa para você.


2. Compre online


A Black Friday é com certeza o dia das lojas virtuais se esbaldarem, uma vez que é possível oferecer muitos produtos e fazer diferentes chamadas atraindo consumidores do mundo todo. Você, como consumidor, pode explorar as lojas virtuais para pesquisar mais e ter mais opções de compra, comparar mais os preços sem sair do conforto do seu lar/trabalho, ou seja, você vai ter mais opções do que indo a um shopping center, por exemplo. Outra vantagem é que comprando online você tem mais chances de pensar sobre o que está comprando e não ser influenciado por nenhum vendedor.


3. Controle a sua euforia


Vale lembrar que somos seres humanos e nosso cérebro reage facilmente a estímulos, tais como promoções e barganhas. Quando compramos nosso corpo libera adrenalina e outros hormônios que nos deixam felizes e energizados e é essa euforia, muitas vezes, a responsável por nos fazer consumir por impulso. Por isso, coloque os itens no carrinho e saia da frente do computador ou celular e vá tomar um copo d’água, ao banheiro ou simplesmente dar uma volta. Isso faz com que seu corpo desacelere e você consiga tomar decisões mais inteligentes, tais como, se perguntar novamente: eu realmente preciso disso ou eu apenas quero?!


Como já dizia Warren Buffett: “Se você compra coisas que não precisa, logo precisará vender as coisas que precisa” Por isso, seja consciente. A Black Friday é sim um período maravilhoso para se barganhar aquilo que precisa, mas não se sinta na obrigação de comprar algo só por estar “barato”, afinal de contas, “barato” é algo muito relativo.

Lembre do mantra: “eu preciso disso?” seja 100% sincero consigo mesmo na resposta e boas compras nessa Black Friday. Se esse artigo tiver sido relevante pra você, lembre-se de compartilhar com aquele seu amigo que já está super ansioso pra chegar sexta-feira.

Ah! E fiquem de olho aqui no blog e nas nossas redes sociais, até o final da semana estaremos liberando mais posts e dicas sobre a Black Friday.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *