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Golden Circle – Como Inspirar Pessoas a Comprarem de Você e Saber a Razão do Seu Negócio

O Golden Circle (ou Círculo Dourado em português) é um conceito criado pelo especialista Simon Sinek, que tem por objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha. É uma metodologia muito simples, que causa um grande impacto positivo, torna as empresas mais inspiradoras e aumentam o sucesso das mesmas no mercado.

Em outras palavras essa metodologia foi base de um estudo de Simon Sinek, que percebeu que as empresas líderes do mercado tinham algo em comum, e tinham grandes líderes, dentre eles podemos citar Steve Jobs, Martin Luther King Jr, Irmãos Wright. Em suma ele percebeu que todos esses líderes tinham um propósito ou ideal muito forte, que fez com que persistissem mesmo nos momentos difíceis. Ou seja ele, chegou a conclusão de que as pessoas não se inspiram pelo o quê se faz e sim no por quê se faz algo.

Com base nesse estudo ele desenvolveu a metodologia do Golden Circle, que tem em seus pilares os seguintes pontos:

Comece pelo por quê?

Que é o propósito do empreendimento, seu objetivo, suas iniciativas, enfim a causa que move seus projetos e campanhas. Ou seja, cada negócio deve começar e sempre pensar no por quê ele faz o que faz, por quê ele existe.

Como?

Nesse ponto a empresa ou negócio deve se perguntar como vou atingir meu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar sua missão? Na prática é o seu plano de ação, e nessa etapa que você defini o caminho, seus valores e suas crenças.

Finalize com o quê?

Esse é o ponto final, o resultado. Aqui é de fato o que você faz e vende, mas não da forma tradicional, mas começado do PORQUE, ou seja, começando de dentro para fora é o que faz você transformar sua ideia em produto.

E como usar essa metodologia?

As vezes é dificil definir e aplicar isso de forma prática, mas abaixo listo algumas das empresas lideres do mercado que utilizam essa metodologia e como a utilizam. Elas despertam o interesse dos seus consumidores e mobilizam não somente os clientes mas seus colaboradores a fazerem o melhor, pois tem um propósito.

Apple

Why / Por quê: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.
How / Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.
What / O quê: computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música…

Natura

Why / Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
How / Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.
What / O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Para finalizar… O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.

Quer aprender mais? Então assista no vídeo abaixo, uma palestra que o próprio Simon Sinek explica como funciona o Golden Circle.

 

Já conhecia essa metodologia? Deixe seu comentário ou compartilhe com quem precisa conhecer. 😉

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