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Google Meu Negócio, Aprenda Como Colocar Seu Negócio no Mapa

Quer colocar sua empresa no Google Maps e não sabe por onde começar? Então esse artigo é para você! Aprenda como usar o Google Meu Negócio com nosso passo a passo e seja visto por seus futuros clientes!

 

Hoje em dia estar no Google não é uma questão de luxo, é necessidade, pois com a “internet das coisas”  todo mundo pesquisa através de seus celulares, locais, empresas, onde comprar e por aí vai. E estar no Google e no Google Maps é estar onde seu cliente está correto?
 
E se você tem um micro, pequeno ou médio negócio local, deve ou deveria estar nesses canais, mas o que muitos não sabem é que isso é muito fácil, e o melhor, é de GRAÇA! Isso mesmo, o Google tem uma plataforma chamada de Google Meu Negócio que trás muitas oportunidades e ajuda os futuros clientes a encontrarem o seu negócio.
 
E aí?! Ficou curioso e quer entender e saber como isso pode ajudar na estratégia de Marketing da sua empresa? Então se liga nas próximas linhas, vamos te contar o que é o Google Meu Negócio, e o passo a passo para que você possa cadastrar a sua empresa e ser achado pelos seus clientes.

 

O que é Google Meu Negócio?

 
O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados de busca orgânica, tanto no Google Maps quanto na própria pesquisa do Google.
 
Este serviço foi lançado em 2014 para unificar funcionalidades antes existentes no Google Places com sua rede social o Google +. Dentre as funcionalidades principais podemos citar:
 
  • Inserir e apresentar sua localização no Google Maps;
  • Acrescentar dados de contato, endereço, e-mail, site, telefone – O usuário que pesquisa de um celular, pode simplesmente clicar no telefone e fazer a ligação do próprio buscador. Legal isso né ?! 🙂
  • Exibir horário de funcionamento;
  • Expor notas e comentários de clientes – Isso é muito bom, pois podemos ver o que os clientes acharam do nosso atendimento/produtos/serviços e interagir.
  • Mostrar fotos de como é a sua empresa – Pode mostrar fotos do local, da sua sala, produtos e etc.
  • Compartilhar perfis em outras redes sociais e fazer o seu negócio alcançar ainda mais pessoas;

 

Veja que, são informações extremamente importantes e úteis para nossos clientes, pois os ajudam a encontrar o nosso negócio, e isso é exatamente o que eles estão procurando. E como os clientes encontram nossas informações no Google Meu Negócio? Não é regra mas podemos citar pelo menos 3 formas diferentes, veja abaixo:

 

1 – Quando o usuário pesquisa um tipo de negócio sem apontar o lugar

 
 
 
Nesse tipo de pesquisa, o Google leva em consideração a sua localização atual para entregar os resultados de negócios e/ou empresas que estejam próximas geograficamente de você. No caso de buscas feitas por smartphones esses resultados podem ser ainda  mais precisos, pois se o GPS do aparelho é utilizado para uma localização mais exata.

 

2 – Quando o usuário especifica o estabelecimento e o local

 
 
Nesse caso o Google considera sua localização atual e o que procura (restaurante, pizzaria e etc), e trará o que você busca, que geralmente pode ser “restaurante+nome do bairro/cidade”. Assim o Google exibirá os resultados de acordo com o local que você especificou. 
 
3 – Quando o usuário especifica o nome da empresa que busca 
 
 
 
Um usuário (que é seu possível cliente rsrs) também pode procurar o nome do estabelecimento diretamente no campo de buscas do Google. E caso a empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado será exibido no lado direito da página com informações mais completas do seu negócio. 
 
 

 

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio para o seu negócio?

 
Até aqui mostramos como você pode ser encontrado e como isso ajuda seu negócio com o Google Meu Negócio, tudo de forma orgânica e sem custo. Mas listamos abaixo quais são os benefícios mais claros que encontramos nessa plataforma:
 
Ser encontrado pelos seus clientes quando eles mais precisam:
 
Pode parecer simples e óbvio, mas é justamente isso que o Google quer, que você seja encontrado pelos seus clientes, ou seja, trata-se de uma forma de aproximar o cliente do que ele busca, algo que de fato irá resolver o problema dele.
 
Aumentar o alcance de uma empresa:
 
Só o simples fato de aparecer no Google já seria um forte benefício, mas ele vai além, com o Google Meu Negócio, você vai alcançar mais consumidores e clientes da sua região como de outras regiões da sua cidade e/ou outras cidades que chegam na sua região e procuram negócios exatamente como o seu.
 
Gerar mais interação com seu público:
 
Uma das funcionalidades dessa plataforma é aproximar o cliente da sua empresa, nela o seu cliente pode deixar avaliações, sugestões, criticas, opiniões, dúvidas e com certeza muitos elogios. O que faz com que você também tenha que interagir, pois você pode responder a todos diretamente da plataforma.
 
Fazer com que as pessoas conheçam melhor sua empresa:
 
Com todas as informações que você coloca na plataforma, como dados de contato, telefone, endereço, e-mail, site e etc. você também pode colocar informações relevantes como fotos dos produtos, da sua empresa, deixar um tour virtual para que as pessoas visitem “virtualmente” seu negócio. Algumas empresas até contratam fotográfos para fazer fotos profissionais com essa finalidade e assim ficar mais apresentável para os cliente.
 
Tudo pode ser editado pelo aplicativo do Google Meu Negócio:
 
Pode parecer simples para alguns, mas ter essa facilidade na mão através do smartphone ajuda muito, e o aplicativo do Google Meu Negócio é assim simples e prático, nele você pode editar endereço, contatos, fotos, e etc. E está disponível para Android e IOS.
 
Bom, depois dos benefícios e de tudo que falamos você já deve estar ansioso para saber como colocar seu negócio no Google Meu Negócio não é mesmo?!
 
Então vamos lá, o processo é simples mas tem que ser feito com bastante atenção para que o seu cliente não fique perdido com números de telefone errados, endereços incorretos e etc. Por isso muita atenção nessa etapa.
 
Passo a passo para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio?

 

1 – Acesse a página da plataforma e faça o login 

 
O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora” ou caso não encontre pode buscar no Google: “Google Meu Negócio” e o link será exibido nas buscas.
 
 
 
Após clicar em começar agora, você deverá fazer login na plataforma com uma conta do Google (a que você usa para acessar o Gmail), caso já esteja logado, automaticamente será encaminhado para próxima etapa.
 
 
2 – Preencha as informações “Adicionar Negócio”
 

 

3 – Preencha o nome da sua empresa e depois siga os próximos passos preenchendo nome, endereço, cidade e etc.

 
 
 

 

4 – Marque no mapa onde você se encontra.

 

 

5 – Selecione área específicas ou coloque a distância ao redor da localização da sua empresa que você deseja atender. 

 
 
6 – Informe qual tipo de negócio/empresa você administra, lembre-se de selecionar a categoria correta para que as pessoas te encontrem com facilidade. 
 
 
7 – Informe seus dados de contato, como: site e número de telefone, que encontrarão sempre disponíveis. 
 
 
8 – Leia as informações finais e clique em concluir.
 
 
 
9 – Após preencher todas as informações e clicar em concluir, será exibida uma tela para que você confirme o seu nome, e pronto sua ficha estará criada.
 
 
 
 
 
Logo após essa etapa, você já será direcionado para o seu painel do controle do Google Meu Negócio (Abaixo uma imagem da tela). No entanto, para que você consiga editar as informações, você deverá confirmar o código enviado pelo Google, que geralmente leva em média de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
 
Após a carta com o código do Google, você deverá acessar o painel do Google Meu Negócio e clicar em um banner vermelho escrito “Saiba Mais”, depois é só seguir os passos.
 

 

Como aproveitar o melhor da plataforma?

 
Após conhecer todos os benefícios e como fazer o seu cadastro, chegou a hora de otimizar o conteúdo. Assim como em outras estratégias de Marketing Digital, a utilização do Google Meu Negócio pode ser otimizada com uma série de boas práticas.
 
Mas porque otimizar?! Bom, os clientes podem até ver sua empresa no Google, mas se não tiver as informações corretas e o conteúdo certo, passará despercebido por eles. Por isso, para te ajudar ainda mais separamos algumas ações que podem te ajudar a gerar mais resultados com o Google Meu Negócio e atrair assim muitos clientes.
 
  • Mantenha suas informações atualizadas – Parece óbvio, mas coloque-se no lugar de um cliente e imagine como seria chato ele procurar por uma lavanderia no Google e, quando resolve ligar para primeira opção que aparece, o número cai na caixa postal. Frustante, não é mesmo? E o pior que muita gente não dá atenção a isso, e vemos centenas de empresas perdendo a oportunidade de atrair novos clientes, simplesmente por não atualizarem seus dados.
  • Monitore os números, insights de acessos e interações na plataforma – Em seu painel de controle, além de poder inserir e editar conteúdos e informações, você pode acompanhar os resultados do seu perfil e analisar números como:
    • Média de classificação dada pelos clientes;
    • Quantidade de comentários;
    • Visualizações, cliques e seguidores;
    • Chamadas feitas e rotas traçadas pelo público; 
 
São apenas sugestões de ações para que o seu perfil fique bem fácil de ser encontrado no Google.

 

Conclusão

 
Chegamos ao final do nosso artigo com a certeza de que o Google Meu Negócio é um dos principais canais para divulgar seu negócio na internet e assim se aproximar, social e geograficamente de mais clientes. Como você deve ter percebido, o processo de inscrição é simples, são poucas etapas, mas que devem ser feitas com bastante atenção para não perder seu cliente na hora das buscas.
 
Além do Google Meu Negócio, o maior site de buscas do mundo oferece outras alternativas para divulgar seu negócio, uma delas é o Google Adwords (Ads). Caso queira saber como usar ou adotar uma estratégia para sua empresa, pode entrar em contato conosco para um orçamento, temos certeza que será um ótimo investimento para você.
 
Pronto, agora  é só arregace as mangas e colocar hoje mesmo o seu negócio no Google, começando pelo que ensinamos aqui!!!
 
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam colocar seus negócios na internet.
 
 
Ps.: Caso tenha interesse, o Google tem um vídeo explicando esse passo a passo, é meio antigo mas vale a pena conferir. Só clicar no vídeo abaixo:
 
 
 
 

One thought on “Google Meu Negócio, Aprenda Como Colocar Seu Negócio no Mapa

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