Marketplace do Facebook.

Grande feira (marketplace) de produtos com diversos consumidores

As pessoas usam o Marketplace do Facebook para descobrir, comprar e vender itens. Pessoas físicas podem colocar itens a venda em qualquer condição. Já as empresas podem usar o Marketplace para:

  • Mostrar um grande inventário de itens de varejo, aluguéis de imóveis e veículos, anunciar sua Loja ou seus itens no Marketplace para alcançar mais pessoas, mesmo que sua empresa não publique diretamente no Marketplace.

Ademais, todos os classificados feitos no Marketplace devem cumprir as Políticas Comerciais (que listam o que pode ser vendido no Facebook).

Também precisam observar os Padrões da Comunidade.

COMO FUNCIONA O FACEBOOK MARKETPLACE?

Homem olhando para o computador pessoal, pensando sobre algo confuso

O processo de venda na plataforma é bem simples:

O vendedor precisa tirar fotos do produto, inserir-las através de uma descrição e determinar o preço.

Para compradores será exibida uma lista com os produtos cujos vendedores estão mais próximos. Mas é possível utilizar filtros por categoria, preço e localização, além do mecanismo de busca por palavras-chave. Os interessados no produto entram em contato através do próprio anúncio e realizar a negociação através do chat da rede, o Messenger.

FORMA DE PAGAMENTO

O Facebook não faz a intermediação de nenhuma transação financeira. As formas de pagamento e de entrega devem ser acordadas entre as partes envolvidas.

Apesar disso, podemos esperar que a possibilidade de pagamento pela própria rede social possa ser adicionada em um futuro próximo. Isso porque algumas das principais ferramentas do grupo (Messenger e WhatsApp) já estão testando a funcionalidade.

DIFERENÇA COM RELAÇÃO AOS GRUPOS

Com uma interface específica para exibição de produtos, a ferramenta se diferencia dos grupos de comércio já existentes principalmente pela facilidade de organização e a localização dos produtos.

Quem quiser comprar algo pelo marketplace só precisa digitar o nome do produto no campo de busca, sendo possível filtrar os resultados por categorias, preço e localização.

E COMO FICA A SEGURANÇA?

A princípio, o Facebook não está realizando nenhum tipo de cobrança pela ferramenta e não interfere no processo de compra e venda. Por isso, é preciso ter atenção ao realizar uma negociação.

QUEM PODE UTILIZAR A FERRAMENTA?

Conforme dito anteriormente, seja como for, todos podem usar, apenas observando alguns critérios específicos.

Facebook Marketplace: Mother's Day

This Mother's Day, celebrate the mom in your life with a gift as unique as she is. Shop deals on Facebook Marketplace: https://www.facebook.com/marketplace/deals?referral_code=newsfeed_community-page-post_mothers-day

Publicado por Facebook Marketplace Community em Quarta-feira, 24 de abril de 2019

E aí, o que você acha dessa ferramenta do Facebook? Se acaso faz uso dela, deixe aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *