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Usando o Pinterest para gerar tráfego no seu site

    O Pinterest tem ganhado muita força nos últimos anos como um excelente aliado em estratégias para gerar tráfego orgânico para websites e e-commerces. Muitas pessoas consideram o Pinterest uma rede social, mas não se engane, ele é muito mais do que isso. Ele tem sua maior força sendo uma excelente plataforma de pesquisa de imagens. Aqueles mais engajados na plataforma preferem fazer pesquisas de imagens no Pinterest do que no próprio Google, graças a qualidade das imagens dispostas dentro da plataforma.

Hoje, o Pinterest possui mais de 250 milhões de usuários e seu público, no geral, é super engajado. Ele é muito usado como uma plataforma de planejamento de vida, eventos, sonhos, compras futuras, material de estudo, dentre muitos outros. Entenda um pouco do poder dessa plataforma para auxiliar gerar vendas:

    • 93% dos Pinadores usam o Pinterest para planejar compras
    • 87% dos Pinadores compraram algo devido ao conteúdo que viram no Pinterest
    • 72% dos Pinadores afirmaram que o Pinterest os apresenta a novas marcas e serviços
    • 10 bilhões de recomendações são feitas todos os dias

Amei, já quero começar a gerar tráfego para o meu site, por onde começo a usar?! Calma, antes de te passarmos algumas dicas é preciso ter em mente que para conseguir bons resultados é preciso usar a plataforma estrategicamente. Crie conteúdo relevante que satisfaça as dúvidas do seu cliente, não atire para todo lado.

Caso você não conheça a plataforma e quer ter uma noção de como ela funciona, temos um vídeo explicando brevemente como usar o Pinterest. Clique aqui para assistir.

Vamos começar:

Use um perfil corporativo

Você quer usar o Pinterest como um das suas estratégias de conteúdo, certo?! Então é muito importante que você não seja um usuário comum, crie o seu perfil como um perfil corporativo. Assim você cria mais autoridade do que um perfil pessoal, consegue também ter uma conta verificada (ou seja, comprovar que aquele perfil é mesmo da sua empresa) e ter acesso ao Pinterest Analytics, que é onde você consegue coletar todos os dados e métricas de acesso que o seu conteúdo está gerando.

O Pinterest possui um blog com dicas específicas para empresas terem uma melhor desenvoltura dentro da plataforma, fique de olho no Pinterest for Business,

Tenha frequência de postagem

Lembra que falamos que o Pinterest também era conhecido como uma rede social?! Aqui está o motivo. Ele possui um feed e um algoritmo que sugere quais pins aparecerão para os usuários quando entrarem na plataforma e também quando pesquisarem por um determinado assunto.

O algoritmo do Pinterest leva em conta se você está ativo frequentemente na rede social. Então passe cerca de 10 a 15 minutos por dia criando pins e interagindo com outros usuários. Assim, seus pins aparecerão com mais frequência para outros usuários.

MQ Digital - Estratégias Digitais para Redes Sociais

Imagens na vertical

A maioria dos usuários do Pinterest acessam a plataforma pelo app, isto é, utilizam seus smartphones. Por esse motivo, é indicado o uso de imagens verticais por performar melhor em mobile.

Além disso, em imagens verticais você consegue colocar mais informações e contar melhores histórias, como em infográficos, que são um dos formatos queridinhos pela plataforma.

PS: Imagens quadriculares (1:1) também são bem aceitas.

Inclua texto na suas imagens

Como em qualquer rede social, é preciso chamar a atenção do usuário para o seu conteúdo. Isso ajuda o visitante a saber exatamente qual será o assunto do seu texto e chama muito mais a atenção do que uma simples imagem.

Utilize imagens otimizadas para SEO

Faça uma descrição das suas imagens, oferecendo contexto e um pouco de informação. Isso é o que chamamos em SEO de alt tag. O algoritmo do Pinterest lerá essa alt tag e entenderá melhor o conteúdo da sua imagem, então é muito importante que todas as suas imagens estejam otimizadas com uma breve descrição.

Não se esqueça também de adicionar palavras chaves relevantes! É através delas que o usuário encontrará a sua imagem na rede social.

Seja descritivo

Você já sabe que deve otimizar a sua imagem usando SEO alt tag, mas a descrição também é muito importante. As descrições dão ao seu conteúdo mais contexto e reforçam sua marca. As pessoas só vêem um pouco da descrição em seus feeds, mas verão a descrição completa assim que clicarem em um PIN específico.

Pense no que seu público-alvo precisa e tente trabalhar palavras-chave relevantes em sua descrição. Explique em duas frases as principais informações do blog post e, então, inclua um call to action convidando o usuário a ver mais sobre o assunto no seu blog/site.

Use hashtags de forma estratégica

Adicione algumas hashtags relevantes aos seus Pins na sua descrição para ajudar as pessoas a encontrar seu conteúdo. Ao contrário de outras plataformas, as hashtags do Pinterest não são usadas para piadas, memes ou comentários, elas precisam ser entendidas realmente como auxiliares para pesquisa. Por exemplo, para uma marca de moda, algo como #modaverão funciona super bem, enquanto #ficopessimadebiquini não.

Vale lembrar que as hashtags ajudam a rankear o seu conteúdo pinado mais recentemente. Não vale a pena editar pins antigos para adicionar hashtags.

Não esqueça de ADICIONAR O LINK do seu site.

Essa é a parte mais importante de todo o processo, não adianta executar as dicas anteriores e pecar aqui. Sempre que for finalizar de subir um pin verifique se adicionou a url para o seu site e para a página correta. Se você esquecer, você terá um pin que não gerará nenhum tráfego para o seu site e assim todo o trabalho será em vão.

dicas-para-usar-o-pinterest-de-forma-estratégica

Lembre-se, você quer usar o Pinterest de forma estratégica.

DICA EXTRA:

Existem três formas de se criar um pin, você pode:

1. utilizar o botão “pinar” de dentro do seu site

2. fazer o upload da sua imagem a partir do seu computador ( essa opção só é possível através do desktop )

3. você pode ter o app IFTTT no seu celular vinculado a sua conta do Instagram, por exemplo, e ele reposta automaticamente as suas fotos do Instagram já dentro do Pinterest. MAS ATENÇÃO: a maior desvantagem dessa opção é que você precisa ir imediatamente dentro do Pinterest e editar o seu pin usando as dicas que mencionamos anteriormente, como: hashtags, otimizar a descrição, editar o link e por aí vai.

Agora que você já tem todas as dicas necessárias, que tal começar agora mesmo a usar o Pinterest para gerar mais tráfego para o seu site?!

Ah! E vale lembrar que essa é só uma estratégia para geração de tráfego, se estiver precisando de uma estratégia completa para o seu negócio, não existe em nos contactar.

2 thoughts on “Usando o Pinterest para gerar tráfego no seu site

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